Fiocruz

Lançamento do Fiocruz Imagens

15/12/2014

Fiocruz Imagens
 

Banco de imagens da Fiocruz é disponibilizado para o público nesta segunda-feira, 15/12

O Serviço de Multimeios do Icict/Fiocruz lança, na segunda-feira (15/12), um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias – o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação – política preconizada pela Fiocruz.

O banco de dados atende não só a um desejo de toda a comunidade Fiocruz, mas também de profissionais de outras instituições e empresas, em especial da área de comunicação, que necessitam de imagens de qualidade para as matérias que têm por base pesquisas da Fundação.

O acesso é gratuito e, no site, é possível encontrar imagens divididas em galerias temáticas de arte, ensino, ilustrações, meio ambiente, pesquisa, pessoas, saúde e tecnologia. Para baixá-las, o usuário deverá cadastrar o seu e-mail, aceitando os termos de uso do site e o licenciamento das imagens, que não poderão ser usadas para fins comerciais. Não é necessário nenhum pagamento e o download é ilimitado.

O primeiro banco de imagens da Fiocruz foi criado em 2005, com um acervo diversificado e organizado em diferentes galerias. Passando por reformulações, o banco ganhou, agora, a sua terceira versão, com nova estrutura e plataforma tecnológica, além de identidade visual mais moderna. Segundo Mauro Campello, chefe do Serviço, "o Multimeios pretende formar parcerias, visando à diversificação e ampliação desse acervo nos próximos anos, criando novas galerias temáticas, ampliando o seu alcance para, assim, atuar cada vez mais nas diversas áreas do conhecimento”, explica.

O acervo do Fiocruz Imagens é enriquecido também com a colaborações das unidades da Fiocruz, como a Casa de Oswaldo Cruz (COC), que disponibilizou inicialmente 36 imagens diversas (fotografias e vídeos). A colaboração de todas as unidades da Fiocruz é muito bem-vinda: "Basta entrar em contato pelo ‘Fale conosco’, que conversaremos para avaliar as possibilidades técnicas”, fala Campello.

Com atualização trimestral, o banco possui mais de três mil imagens. Os fotógrafos Peter Ilicciev (Presidência), Vinicius Marinho e Raul Santana (Multimeios/Icict) são os autores da maioria das imagens. Todo o trabalho – decupagem e conceitução das imagens – foi coordenado por Patrícia Ferreira, também do Multimeios.

Orgulho para Fiocruz

O Fiocruz Imagens contém imagens em formato bitmap, ilustrações vetoriais e também suporta vários formatos de vídeos. Seu sistema de busca recupera a informação encapsulada na imagem, além dos metadados como palavras-chave e descrição da imagem. O sistema também realiza busca por cores, datas, galerias e tipo de mídias. Além disso, ao acessar às imagens, é possível visualizar o tamanho em pixels e em megabytes. Outro recurso disponível aos usuários que estão cadastrados é o campo "Favoritas”, que permite ao usuário criar listas de suas imagens preferidas.

Mauro Campello fala, com orgulho, do trabalho de mais de dois anos para a finalização do Fiocruz Imagens: "Para nós, o fato de conseguirmos desenvolver um trabalho tão difícil, metódico e de qualidade nos orgulha, já que estamos nesse desenvolvimento há muito tempo e olhamos para esse campo da comunicação com muito interesse, desenvolvendo conceitos, técnicas, pesquisa e outras expertises que vão nos subsidiar para novos desafios”, comemora.

Fonte: por Graça Portela do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Termos de uso  |  Política de privacidade  |  Condições para uso de imagens  |  Expediente

Realização

 
www.fiocruz.brwww.icict.fiocruz.br